quinta-feira, 19 de junho de 2014

Relatório - Parte 1

HISTÓRIA DO AVIÃO DE PAPEL:




Avião de papel foi inventado em 1865 por um engenheiro romeno naturalizado inglês chamado Aero Smith (essa é a real inspiração para o nome da banda Aerosmith). Seu conceito aerodinâmico foi inspirado no vôo majestoso das aves de rapina - águiafalcãopassaralho e afins - e foi tão engenhosamente concebido pela mente brilhante do engenheiro Aero Smith que, mesmo depois de 1 século e meio não sofreu quase nenhuma alteração em seu ''layout'' básico.

A história:
O jovem Aero Smith (ele escolheu esse sobrenome ao mudar-se para a Inglaterra por achar que ninguém conseguiria pronunciar seu sobrenome romeno) era um brilhante estudante da universidade de Liverpool, que sonhava em fazer história com alguma invenção que ainda não houvesse sido patenteada por seus colegas mais brilhantes e/ou com mais senso de oportunidade.
Sua obstinação por inventar algo o fez criar uma série de engenhos curiosos, como o aquecedor de assento de privada a vapor, o desentortador de banana, a máquina de engarrafar fumaça e a bomba pneumática para encher pneus de trem. Nenhum desses inventos foi reconhecido ou valorizado na época e, até agora, ninguém valoriza essas contribuições de tão grande valor tecnológico e cultural.
Percebendo que não iria longe com ideias tão simplistas, Aero resolveu que era hora de revolucionar geral e começou a trabalhar no que seria o maior marco tecnológico desde a invenção do atiçador de lareira: o avião de papel.
Baseando-se em observações científicas feitas na natureza, vendo como as aves voavam e como os tijolos não voavam, Aero Smith projetou seu invento, num processo árduo que lhe rendeu duas semanas sem dormir debruçado sobre uma escrivaninha comida por cupins e um maço de folhas A4. Ao fim de tão extenuante tarefa, no dia 1° de abril de 1865 os estudantes e professores da universidade de Liverpool puderam testemunhar, estupefatos, o vôo majestoso do primeiro avião de papel da história da humanidade, lançado pelo próprio Aero da janela de seu dormitório no campus.
Desde então, o mundo mudou dramaticamente em função da invenção desta maravilha. Os meios de transporte, antes restritos apenas à terra e ao mar, continuaram restritos à terra e ao mar (os balões já existiam, mas só doidos varridos se atreviam a voar naquelas verdadeiras bombas suicidas voadoras). O que realmente mudou a curto prazo foi o fim do tédio e o fim do desperdício de papel. Muitos lembram do nome Aero Smith como sendo o luminar do desenvolvimento sustentável, por ter dado o primeiro passo rumo à reciclagem de papel, ainda que de um modo acanhado, visto que de início sua invenção não foi bem aceita dada sua complexidade e custos envolvendo sua produção.

Fonte: http://desciclopedia.org/wiki/Avi%C3%A3o_de_papel

Irmãos Wright:


A controvérsia sobre a autoria do primeiro voo é grande. Geralmente é creditada a Alberto Santos Dumont ou aos Irmãos Wright(mais exatamente, Orville Wright). Foi o voo do 14-Bis, em Paris, o primeiro de um avião na história da aviação registrado publicado e sem artifícios externos. Especialistas argumentam sobre o uso de trilhos e catapultas nas operações de decolagem das aeronaves dos irmãos Wright, e sobre o voo do 14-Bis em Paris testemunhado pelo público e autoridades da aviação.
Os irmãos Wright não fizeram voos públicos, buscando realizar seus voos sozinhos ou com a presença de poucas testemunhas - embora tenham tentado realizar demonstrações para as forças armadas dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido e daAlemanha, sem sucesso, buscando evitar o "roubo de informações" por parte de outros aviadores, e em busca de aperfeiçoar a aeronave o suficiente para obter a patente de seu avião (ironicamente, Santos Dumont colocava todas as suas invenções no domínio público).
Apesar da falta de testemunho de aviadores e de organizações de aviação, estes especialistas também apontam para o fato de que - através de notícias publicadas em jornais do Ohio, o testemunho de habitantes da região onde estes voos foram realizados e fotos - de que estes voos foram de fato cumpridos, mas as aeronaves, por não possuírem rodas, necessitavam de catapultas ou de vento em condições favoráveis para decolar (embora a decolagem do Flyer de 17 de dezembro de 1903 tenha sido realizada sem o uso de catapulta), fato este que é usado como argumento pelos brasileiros para desacreditar a autoria do voo dos irmãos Wright, já que o 14-Bis era capaz de decolar por conta própria e em condições variáveis de vento.
Aos irmãos Wright é creditada, nos Estados Unidos e em vários outros países, a autoria de serem os primeiros a voarem em um "mais pesado que o ar".3 Os primeiros voos públicos dos Irmãos Wright, com a presença de um grande número de testemunhas, foram realizados em 1908 na França, em Le Mans.
Infortunadamente, Santos Dumont é pouco conhecido na maior parte do mundo. No Brasil ele é chamado de O Pai da Aviação, sendo considerado herói nacional brasileiro. Porém, muitos criticam este título, mesmo àqueles que suportam Santos Dumont ou os Irmãos Wright, como sendo os primeiros voos de um avião. Tais críticos alegam que outros aviadores anteriores a estes fizeram suas contribuições à aviação, e que este título não se emprega corretamente a nenhum aviador em particular, incluindo os Irmãos Wright ou Santos Dumont.
Referência: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o


SANTOS DUMONT :


  • Santos Dumont foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906 voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie'(francês para "ave de rapina"), no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.Apesar de os brasileiros considerarem Santos Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright. Uma excepção é a França, onde o crédito é dado a Clément Ader que efectuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios meios em 9 de outubro de 1890. A FAI, no entanto, considera que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado, num aparelho mais pesado do que o ar , por uma decolagem e subsequente voo ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, já que os voos de Clément Ader foram realizados em segredo militar, vindo-se apenas a saber da sua existência muitos anos depois. Por outro lado, o 14-Bis de Dumont teve uma decolagemauto propulsada, reconhecida oficialmente por publico e jornalistas, tendo sido a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI

    Referência : http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário